terça-feira, 21 de junho de 2016

Por que essa história está na Bíblia?!



Hoje de manhã, no nosso momento devocional em família, lemos o texto de Gênesis 19 que conta sobre a história de quando Ló recepcionou os dois anjos e do que os homens das cidades de Sodoma e Gomorra queriam fazer.
É daqueles textos difíceis de ler, a maldade é tão grande e tão explícita que é difícil a gente ler de forma confortável... ainda mais se tivermos crianças e adolescentes por perto!
Meu pequeno ainda tem só três aninhos e praticamente não compreende o texto que lemos, mas eu fiquei pensando com meus botões, "e se ele fosse maiorzinho?! e se ele fizesse perguntas sobre o texto?"
Pois é... eu preciso estar preparada! Porque eu sei que esse dia vai chegar!
Então, enquanto eu lavava a louça, me pus a pensar em uma forma de explicar esse e outros textos "difíceis" que tem na Bíblia... porque eu creio que toda a Bíblia é inspirada por Deus e que não devemos omitir certas partes como se elas fossem "proibidas" ou difíceis demais para serem compreendidas!
Me veio a mente o fato de que o simples fato de ligar a TV e assistir um mero noticiário nos expõe à notícias horríveis e escabrosas, e estamos praticamente acostumados com isso! Mas... ler a história dos homens de Sodoma e Gomorra que queriam abusar dos anjos que está registrada na Bíblia nos causa um tremendo mal estar!
E por que será?! Por que sentimos esse desconforto?
Talvez porque na nossa mente essa é uma história "feia demais" pra estar na Bíblia! Talvez porque a gente ache que a Bíblia deveria ter somente histórias e relatos "bonitos" e "certinhos"!
E aqui a gente leva o primeiro choque... estamos errados em pensar assim! A Bíblia tem várias histórias e relatos de histórias que não se encaixam nesse padrão de "beleza" e de pessoas que fizeram várias coisas erradas... aliás, a Bíblia é repleta de histórias assim!
Então a gente questiona, mas por que será que Deus quis que essa história fosse registrada?! Ele tem um propósito com isso?!
Claro que tem!!!
O propósito é claro, o pecado no coração do homem não é algo recente, não é somente nos dias de hoje que os homens cometem atrocidades e fazem coisas horríveis! O pecado e suas terríveis consequências vem desde a queda do homem no Jardim do Éden... e o pecado nunca foi ameno, ele sempre foi devastador!
Podemos aprender várias coisas com essa história em Gênesis 19:
- Deus não "tampa os olhos" para não ver a maldade do coração do homem, tanto é que Deus envia os dois anjos para verificar se de fato a maldade daquelas duas cidades correspondia ao clamor que chegava à Sua presença;
- Deus não se escandaliza com o pecado que os homens cometem... outra forma de dizer isso é, o pecado do homem não pega Deus de surpresa, não deixa Deus sem saber o que fazer! Deus não é conivente com o pecado, mas o pecado não o assusta.
- Deus cuida dos seus servos mesmo no meio de uma situação tão depravadora como a de Sodoma e Gomorra, o seu compromisso de cuidar dos seus servos é mantida sempre!
- embora a gente goste mais de saber que Deus é amor... Deus também é justo! Ele fará justiça a todo e qualquer pecado. Não importa a "gravidade" do pecado, se este é asqueroso ou inocente, todo e qualquer homem ou mulher que comete pecados merece ser julgado e punido.
- e por último, se queremos ser salvos e retirados deste lugar tão pecaminoso como é o mundo em que hoje moramos, com tamanha perversidade que nem sequer temos estômago para enumerar os pecados que são praticados, é preciso obedecer a ordem que Deus deu para Ló, "livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás"... é isso mesmo, é preciso deixar tudo para trás, nem o simples fato de olhar pra trás nós podemos! Não podemos ter apego às nossas possessões e às coisas que conquistamos aqui no mundo... é preciso se desvencilhar de tudo isso, é preciso ter olhos focados em Cristo e correr na direção Dele! Devemos deixar para trás a vida de pecado, precisamos reconhecer que somente Jesus nos liberta do pecado.
São tantas coisas que aprendemos com esse texto bíblico... que eu mesma fiquei admirada! Se esse texto não estivesse na Bíblia eu não teria aprendido todas essas coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário